Saiba o que é Visto – Americano, Canadense, Tipos, Como Tirar Visto

Se você está preparando para realizar uma viagem para fora do Brasil, veja se o seu destino precisa de passaporte para entrar em território exterior. Se sim veja será necessário Tirar Visto.

O Visto é a autorização condicional concedida por um país a um estrangeiro, permitindo a entrada e saída dele dentro do país ou permanecer no local por um determinado período especifico por meio de Intercambio. O visto é emitido pelas autoridades de imigração do país que você pretende visitar, geralmente  é obtido por meio do consulado ou embaixada do País.

Para tirar o visto é necessário que o seu passaporte esteja válido até 6 meses após a solicitação. Abaixo você verá informações relacionada de como tirar o visto, valor da solicitação, o que fazer se o seu visto for negado e muito mais. Desta forma você que pretende solicitar o seu visto leia atentamente todos os requisitos a seguir.

O que é um visto?

O Visto é um documento oficial no qual autoriza legalmente a entrada de um estrangeiro em um determinado país. O visto é solicitado por meio de consulados ou embaixadas que estão dentro do País.

Tirar Visto

Geralmente o visto é carimbado dentro do passaporte do portador. Antes de solicitar o visto é necessário que você veja quais são as principais condições para obtê-lo.

Antes de tudo é preciso que o seu passaporte esteja renovado até os próximos 6 meses, após isso confira toda a documentação como comprovante de renda e algum comprovante que confirme o seu vinculo com o Brasil. Feito isso, pague a taxa e agende a entrevista no consulado do país de destino.

O visto é importante para o país, pois por meio dele é possível verificar e controlar o fluxo de visitantes dentro e fora do país. Se a pessoa entra em um país sem o visto ela se torna oficialmente um imigrante ilegal e estará sujeito à deportação ao seu país natal.

Tipos de Visto

Existem diversos tipos de vistos que você deve obter. Ele é determinado por lei e está relacionado ao propósito de sua viagem. Confira a seguir quais sãos as categorias de vistos:


Visto de Viagem / Turismo – O visto permite que o estrangeiro entre em um País para fins turísticos e de lazer.


Visto de Trabalho – Permite que o individuo trabalhe ou se envolva em atividades de negócios. É importante afirmar que existem vários tipos de vistos de trabalho, dependem da natureza do trabalho e da duração da estadia.


Visto de Estudante – Permite ao portador se matricular em uma instituição educacional pós-secundária no país anfitrião. Estudantes de intercâmbio do ensino médio devem normalmente obter um visto para residência temporária.


Visto Refugiado – Vistos de refugiados e vistos de asilo podem ser concedidos a indivíduos que fogem da perseguição, guerra, desastres naturais e outras situações em que sua vida está em risco.


Visto de Negócios – Permite que o portador entre no país anfitrião e se envolva em atividades comerciais sem ingressar no mercado de trabalho desse país.


Além do Estados Unidos e Canadá são diversos países que necessitam da solicitação do visto. Como:

Afeganistão, Angola, Arábia Saudita, Argélia, Austrália, Azerbaijão, Bangladesh, Bahrein, Belize, Benin, Brunei, Burkina Faso, Burundi, Butão, Cabo Verde, Camarões, Camboja, Canadá, Catar, Chade, China, Comores, Coreia do Norte, Costa do Marfim, Cuba, Djibuti, Egito, Emirados Árabes Unidos, Eritreia, Estados Unidos, Etiópia, Gabão, Gâmbia, Gana, Guiana Francesa, Guiné, Guiné-Bissau.

Guiné-Equatorial, Iêmen, Ilhas Cook, Ilhas Kiribati, Ilhas Marianas, Ilhas Marshall, Ilhas Maurício, Ilhas Salomão, Índia, Irã, Iraque, Japão, Jordânia, Kuwait, Laos, Lesoto, Líbano, Libéria, Líbia, Madagascar, Malawi, Mali, Mauritânia, Moçambique, Moldova, Myanmar, Nepal, Níger, Nigéria, Omã.

Papua-Nova Guiné, Paquistão, Quênia, Quirguistão, República Centro-Africana, República Democrática do Congo, Ruanda, São Tomé e Príncipe, Senegal, Serra Leoa, Síria, Somália, Sri Lanka, Suazilândia, Sudão, Sudão do Sul, Tadjiquistão, Taiwan, Tanzânia, Timor Leste, Togo, Turcomenistão, Uganda, Uzbequistão, Vanuatu, Vietnã, Zâmbia e Zimbábue.

Tem alguns países que não necessitam do visto, somente exigem a apresentação do passaporte, como todos os países integrantes da União Europeia. Já nos países da América do Sul, os brasileiros podem ficar despreocupados e viajar apenas com o documento de identidade.

Quanto custa um visto?

O valor do Visto varia conforme o País que você for, o custo de processamento de vistos sempre tem alteração e reajuste. A taxa de solicitação é cobrada para todas as pessoas que solicitam o visto.

Tirar Visto

A solicitação do visto deve ser aga antecipadamente, seja o visto aprovado ou não. É importante afirmar que a taxa não é reembolsável.

O solicitante poderá optar por efetuar o pagamento por meio do debito/credito ou boleto bancário, devendo imprimir o boleto do site de atendimento do Consulado Americano ou Canadense. É necessário guardar o recibo do boleto após efetuado o pagamento para programar seus agendamentos.

Como tirar um visto Americano?

Muita gente se pergunta qual é o procedimento que deve ser realizado para tirar o visto americano. Desta forma criamos um passo a passo de como realizar as etapas corretamente. Acompanhe:

Tirar Visto

Passo 01. O primeiro passo a ser dado é preencher o formulário DS-160 disponível no site do consultado americano. O formulário deve ser preenchido em inglês e com informações precisas e atualizadas.


Passo 02. Após realizar o procedimento de preenchimento de formulário é preciso realizar o pagamento da taxa de solicitação do visto. Desta forma o solicitante terá que pagar uma quantia de US$160 por meio do cartão de credito ou boleto bancário.


Passo 03. Feito isso, aguarde o prazo exigido para confirmação de pagamento e agende a entrevista.


Passo 04. O próximo passo é comparecer a um dos Centros de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV) para a coleta de dados. Será necessário que você tenha em mãos o página de confirmação do formulário DS-160 juntamente com o passaporte documentos exigidos.


Passo 05. O ultimo passo é comparecer a entrevista na embaixada ou Consulado Americano. Os Solicitantes deverão apresentar o passaporte válido e a página de confirmação com o código de barras do formulário DS-160.


Caso possua alguma dúvida, clique aqui e leia o guia completo para Tirar Visto Americano. Confira!

Consulado Americano

O governo americano tem vários consulados espalhados em alguns estados brasileiros, oferecendo serviços ao solicitantes como realizações de entrevistas para tirar o visto, pagamentos e taxas.

Veja abaixo onde encontrar o consulado americano no Brasil. Confira:

Tirar Visto

Consulado Americano em Brasília

  • Endereço: SES – Av. das Nações, Quadra 801, Lote 03
    70403-900 – Brasília, DF;
  • Telefone: (55-61) 3312-7000;
  • Horário de Atendimento: 7:30h – 15:30h de segunda a sexta;
  • Site: https://br.usembassy.gov.

Consulado Americano em São Paulo

  • Endereço: Rua Henri Dunant, 500, Chácara Santo Antônio, CEP: 04709-110;
  • Telefone: (11) 3958-0957;
  • Horário de Atendimento: 7:30h – 15:30h de segunda a sexta;
  • Site: https://br.usembassy.gov.

Consulado Americano em Recife

  • Endereço: Rua Gonçalves Maia, 163, Bairro Boa Vista, CEP: 50.070-060;
  • Telefone: (81) 4042-0050;
  • Horário de Atendimento: 7:30h – 15:30h de segunda a sexta;
  • Site: https://br.usembassy.gov.

Consulado Americano em Rio de Janeiro

  • Endereço: Av. Presidente Wilson, 147 Castelo, (Entrada pela Rua Santa Luzia), CEP: 20030-020;
  • Telefone: (21) 3956-9617;
  • Horário de Atendimento: 7:30h – 15:30h de segunda a sexta;
  • Site: https://br.usembassy.gov.

Consulado Americano em Porto Alegre

  • Endereço: Av. Assis Brasil, 4320;
  • Telefone: (51) 3226-3344;
  • Horário de Atendimento: 7:30h – 15:30h de segunda a sexta;
  • Site: https://br.usembassy.gov.

Quer saber mais informações sobre o Consulado Americano no Brasil? Clique aqui e leia o artigo completo.

O que fazer caso o visto seja negado?

É muito frequente o consulado americano negar o visto do solicitante, neste caso significa que não houve provas suficientes para caracterizar seu vínculo com o Brasil.

O primeiro passo a ser feito após ter o visto negado, é separar toda a documentação necessária corrigindo os erros e entregue-a ao consulado novamente.

Está gostando do conteúdo? Deixe seu like nas rede sociais ao lado e ajude o site a crescer! Caso tenha alguma dúvida, basta comentar nas nossas redes sociais.
Tirar Visto

O solicitante poderá realizar uma nova solicitação do visto quando quiser. Para ter o seu visto aprovado após terem negado é preciso que haja mudanças reais no perfil do solicitante, pois só assim, aumentarão as suas chances de ter o visto aprovado por meio de uma nova solicitação.

Como tirar um visto Canadense?

Conhecer as belezas do Canadá é o sonho de muitos brasileiros, porém para entrar no país é necessário que você solicite o visto Canadense por meio de um consulado ou embaixada Canadense.

Antes de solicitar o visto é preciso ter um passaporte válido até 6 meses após a solicitação. Veja os passos a seguir de como realizar o procedimento de solicitação de visto canadense. Confira:

Tirar Visto

Passo 01. O primeiro passo a ser dado é separar toda a documentação exigida pelo consulado, como: Passaporte, Carteira de Identidade ou Habilitação, Cartão de credito e um endereço de e-mail válido.


Passo 02. Feito isso preencha os formulários precisos por meio do site do Governo Canadense.


Passo 03. Após preencher o formulário é preciso realizar o pagamento da taxa do visto. O valor é de $100 (dólares canadense) por solicitante. o valor pode ser pago somente por meio do cartão de credito.


Após realizar o pagamento o consulado tem de 8 a 20 dias uteis para responder a sua solicitação.

Caso possua alguma dúvida, clique aqui e leia o guia completo para Tirar Visto Canadense. Confira!

Consulado Canadense

O Consulado Canadense é um órgão sobre responsabilidade do governo do Canadá. O consulado oferece serviços prestados a população, como emissão de passaportes, recolhimento de dados e informações para emissão do visto entre outros serviços.

Veja abaixo onde encontrar o consulado canadense dentro do Brasil.

Consulado Canadense em São Paulo

  • Endereço: Centro Empresarial Nações Unidas – Torre Norte Av. Nações Unidas, 12901 – 16º andar – Brooklin;
  • Telefone: (0xx11) 5509-4321 /4343;
  • Horário de Atendimento: De segunda a quinta feira: 8:00 as 17:00 e Sexta feira das 8:00 as 13:30 horas.
  • Site: https://www.canadainternational.gc.ca.

Consulado Canadense no Rio de Janeiro

  • Endereço: Av. Atlântica, 1130 – 5º andar – Copacabana – 22021-000;
  • Telefone: (0xx21) 2543-3004;
  • Horário de Atendimento: De segunda a quinta feira: 8:00 as 17:30 e Sexta feira das 8:00 as 14:00 horas.
  • Site: https://www.canadainternational.gc.ca.

Quer saber mais informações sobre o Consulado Canadense no Brasil? Clique aqui e leia o artigo completo.

O que é um Passaporte?

O Passaporte é um documento pessoal de viagem que lhe autoriza a viajar para outros países. Sempre que você chegar em um país, terá que entregar seu passaporte à imigração, que carimbará uma de suas páginas com o selo oficial do país.

Passaporte Brasileiro

O Passaporte é valido por 10 anos, após o vencimento é necessário que você o atualize informando os seus documentos pessoais para a emissão do novo passaporte.

Desta forma, se você quiser realizar uma viagem ao exterior, é preciso solicitar o passaporte para usa-lo no exterior.

Como tirar um Passaporte Brasileiro?

Tirar o passaporte é um procedimento bastante simples de ser realizado. O documento é emitido por meio da Policia Federal do seu estado. Abaixo você verá informações referente de como realizar o processo para tirar um passaporte brasileiro.

Acompanhe:

Passaporte brasileiro

Passo 01. O primeiro passo que deve ser dado é reunir toda a documentação necessária, tendo em mãos qualquer documento com foto juntamente com o número do CPF e certidão de casamento caso tenha mudado o nome. É preciso também apresentar a policia federal o título de eleitor, comprovantes de votação e de serviço militar.


Passo 02. Feito isso você terá que preencher o formulário de solicitação do documento, informando os seus dado pessoais e complementares.


Passo 03. Assim que você preencher o formulário de solicitação do passaporte você terá que pagar a taxa de emissão, gerando um boleto do Guia de Recolhimento da União (GRU) o valor da solicitação é de R$ 257,25.


Passo 04. Só após realizar o pagamento do serviço você poderá agendar o atendimento por meio do site da Policia Federal: https://servicos.dpf.gov.br.


Passo 05. No dia do agendamento compareça ao posto da policia federal de sua cidade com toda a documentação obrigatória. Feito isso, é só aguardar ficar pronto. O prazo geralmente é de seis dias úteis e eles te entregarão um protocolo com a data provável de entrega. É importante afirmar que no próprio site da policia federal você pode consultar o andamento do serviço.


Passo 06. O ultimo processo a ser realizado é retirar o passaporte no local que você compareceu. é importante ressaltar que a validade é de 10 anos.


Ainda tem dúvidas sobre como tirar Passaporte Brasileiro? Clique aqui e leia o artigo completo. Confira!

O que é uma PID?

O PID é a Permissão Internacional para Dirigir. Tal documento comprova que o condutor estrangeiro está apto a circular em todas as vias em outro país. O PID tem validade em 135 países e qualquer um que possua a CNH pode solicitar o serviço.

PID

O protocolo de solicitação é bastante simples de ser realizado, o procedimento pode ser realizado online por meio do site do Detran ou na sede do Detran da sua cidade e é entregue diretamente em sua residencia.

O valor do PID varia para cada estado. No Rio Grande do Sul o serviço tem o custo mais baixo do Brasil ficando em torno de R$ 57,60, já em São Paulo o valor custa R$ 275,00, Rio de janeiro (R$ 135,32) enquanto na Bahia a taxa está custando R$ 329,27. A permissão tem uma validade de 180 dias, contando a partir da entrada do condutor no País.

Esse documento é importante pois facilita a verificação das informações do condutor em casos importantes, como acidentes, fiscalizações com agentes de trânsito.

Como tirar a PID?

A solicitação do PIS é muito simples e segura de ser realizada. é importante aber que para solicita-lo é necessário que você tenha em mãos o comprovante de endereço ou domicilio (original e cópia) juntamente com a sua Carteira Nacional de Habilitação (original e cópia).

Você pode solicitar o serviço tanto presencialmente quanto o serviço online. Confira o passo a passo abaixo e veja todas as informações de como fazer o pedido do PID das duas formas. Acompanhe:

Presencialmente

  • Dirija-se ao SAC ou o Detran de seu estado, para a abertura do serviço.
  • Após solicita-lo você terá que ir ao banco efetuar o pagamento da taxa;
  • Realizando o pagamento do serviço Retorne ao SAC ou DETRAN para receber a PID;

Serviço Online

  • Acesse o site do Detran do seu estado;
  • Em serviços Online selecione a opção “PID”
  • Faça o seu Login e solicite o serviço;
  • Efetue o pagamento da Taxa;
  • Receba o PID.

Ainda possui alguma dúvida? Clique aqui e leia o guia completo para tirar Permissão Internacional para Dirigir. Confira!


Após saber todas as informações que foram ditas realize agora mesmo o seu passaporte, para poder viajar sempre quando quiser, solicite o visto e conheça o mundo. Caso tenha alguma dúvida deixe o seu recado agora mesmo para podermos esclarece-lo o mais breve possível.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 10

Saiba o que é Visto – Americano, Canadense, Tipos, Como Tirar Visto

Deixe um comentário