Passaporte Brasileiro → Como Tirar, Renovação, Valor – Confira!

O passaporte Brasileiro é um documento oficial de identificação necessário para realizar viagens internacionais. Todo brasileiro que for viajar para fora do país precisa portar o Passaporte, que é emitido pelo Departamento da Polícia Federal.

Sem o documento não será possível sair do país. Por conta disso é muito importante emitir o passaporte brasileiro antes de planejar a sua viagem.

Se você não sabe como tirar passaporte brasileiro, não se preocupe. A seguir mostraremos todas as informações sobre o documento, mostrando quem precisa do documento, como emiti-lo e muito mais. Confira!

Polícia Federal Passaporte

O emissor responsável pelo passaporte brasileiro é a Polícia Federal. Para solicitar o documento será necessário preencher um formulário no site da PF e seguir todas as orientações contidas na página. O novo modelo de passaporte é eletrônico e possui uma validade de 10 anos. O novo modelo respeita todas as normas de proteção e segurança estabelecidas pelo Merco Sul para evitar, por exemplo, problemas como a falsificação.

Passaporte Brasileiro

O passaporte brasileiro padrão é na cor azul, porém há outras cores para diferenciar as categorias. O passaporte verde, por exemplo, é destinado para oficiais ou dependentes de autoridades menores de 21 anos ou deficientes físicos, sendo emitido pelo Ministério das Relações Exteriores.

O valor do passaporte brasileiro é de R$ 257,25 e será pago no momento da emissão. Mas não é todo mundo que precisa do documento para realizar viagens internacionais. Saiba mais a seguir:

Quem não precisa do passaporte brasileiro?

Como resultado de acordos diplomáticos feito ao Mercosul, os brasileiros que vão visitar os seguintes países não precisarão de passaporte para viajar:

  • Argentina
  • Paraguai
  • Uruguai
  • Chile
  • Bolívia
  • Colômbia
  • Equador
  • Peru
  • Venezuela.

No entanto, a carteira de identidade (RG) precisa estar em um bom estado de conservação e precisa ser original.

Se você vai viajar para um país fora do Mercosul, então será necessário obter o passaporte brasileiro e o visto, na maioria das viagens. Por isso é importante visualizar se o país que você pretende viajar exige ou não o passaporte brasileiro.

Como tirar Passaporte Brasileiro?

Para tirar o passaporte brasileiro, o interessado deverá acessar o site da Polícia Federal e preencher o formulário de solicitação. Se essa é a primeira vez que você vai tirar o documento, confira a seguir o passo a passo para emitir o passaporte:

Passaporte Brasileiro


Passo 1: A primeira coisa a ser feita é acessar o site da PF clicando aqui http://www.pf.gov.br/. Assim que a página carregar, clique na opção “Passaporte” localizada no menu esquerdo.


Passo 2: Na próxima página, clique na opção “Documentação Necessária” para conferir todos os documentos que são precisos para tirar o passaporte brasileiro.


Passo 3: Se você possui todos os documentos originais necessários, clique em “Requerer Passaporte” e, logo em seguida, na opção “Emissão do Passaporte”.


Passo 4: Agora será necessário preencher o formulário com todas as informações solicitadas. No final, clique em “Imprimir”. Em alguns segundos será gerada a GRU (Guia de Recolhimento da União).

Para imprimir o Protocolo e a GRU pode ser necessário possuir o programa Adobe Acrobat Reader ou outro leitor de arquivos PDF em seu computador.


Passo 5: Faça o pagamento da GRU. Atualmente a taxa está em R$ 257,25.


Passo 6: Será necessário esperar a compensação do pagamento realizado. Depois que isso acontecer, você poderá realizar o agendamento para um dos postos da Polícia Federal. A compensação pode levar um prazo entre 24 a 72 horas para acontecer.


Depois que o pagamento for compensado, você deverá realizar o agendamento para ir a um dos postos para obter o passaporte.

Está gostando do conteúdo? Deixe seu like nas rede sociais ao lado e ajude o site a crescer! Caso tenha alguma dúvida, basta comentar nas nossas redes sociais.

Agendamento Passaporte Brasileiro

Assim que o pagamento da GRU compensar, volte ao site da PF e clique na opção “Agendar Atendimento” no site: http://www.pf.gov.br/servicos-pf/passaporte/agendar-atendimento. Na página há um aviso dizendo que o agendamento só poderá ser feito para quem realizou a solicitação de passaporte.

Confira o passo a passo:

Passaporte Brasileiro


Passo 1: Informe o número de solicitações pretende agendar e clique em “Prosseguir”.


Passo 2: Em seguida será necessário preencher todos os campos com as suas informações pessoais.


Passo 3: Depois de finalizar o preenchimento, você deverá escolher um posto e comparecer no local no dia e no horário agendando.


Ao chegar no local, será necessário entrar os documentos originais ao atendente da Polícia Federal. Os seus dados serão analisados logo em seguida. Será necessário colher dados biométricos, como fotos e impressões digitais.

Depois de finalizar o atendimento, os dados são recolhidos e enviados automaticamente para a CMB do Rio de Janeiro. O seu passaporte será confeccionado e personalizado. Depois será enviado para o posto de expedição de passaportes através de uma empresa relacionada a Casa da Moeda.

O prazo para o passaporte brasileiro ser entregue é de até 6 dias úteis em todo país.

Quando o passaporte for entregue ao posto, ele é recebido por um agente da DPF no SINPA. Ao receber o documento, o servidor enviará um e-mail para o solicitante informando que o seu passaporte pode ser retirado.

Documentos necessários

Para tirar o passaporte brasileiro é preciso, além de preencher os formulários, apresentar todos os documentos originais necessários. No site da PF é possível visualizar toda a documentação. É importante ressaltar que todos os documentos devem estar válidos e em dia.

Veja a seguir quais são os documentos necessários para tirar o passaporte brasileiro:


Documento de Identificação:  obrigatoriamente para maiores de 12 anos. Documentos aceitos: RG, Carteira de Trabalho, Carteira Nacional de Habilitação.


Título de Eleitor e Comprovantes da última votação: deve ser apresentado por maiores de 18 anos.


Certificado de Naturalização: Estrangeiros naturalizados no Brasil precisam apresentar um documento chamado Certificado de Naturalização para obter o passaporte brasileiro.


Certificado de Quitação com o Serviço Militar Obrigatório: O documento é exigido a partir do dia 01 de janeiro do ano em que o solicitante completa 19 anos.


CPF: Caso não constar em sua Carteira de Identidade, será necessário apresentá-lo para solicitar o documento.


Como Renovar Passaporte Brasileiro?

Os passaportes mais antigos possuem validade de apenas 05 anos, enquanto os novos passaportes possuem uma validade maior: 10 anos. Para as crianças a validade do passaporte é diferente.

Confira a seguir a tabela:

  • 0 a 1 ano completo – validade de 1 ano
  • 1 ano completo a 2 incompletos – validade de 2 anos
  • 2 anos completos a 3 incompletos – validade de 3 anos
  • 3 anos completos a 4 incompletos – validade de 4 anos
  • 4 anos completos a 18 anos – validade de 5 anos
  • Acima de 18 anos completos – validade de 10 anos

Para fazer o processo de renovação de Passaporte Brasileiro, os interessados deverão acessar o site da PF e depois clicar em passaporte. Nesse momento os interessados deverão seguir todas as orientações para emitir o passaporte:


Passo 01: Preencher o formulário, preencher os campos com as informações solicitadas, gerar a GRU e realizar o pagamento da taxa.


Passo 02: Após a compensação do pagamento, os interessados deverão realizar o agendamento em um postos da PF. Os interessados deverão levar os documentos necessários no dia e horário agendado. É recomendável levar o passaporte antigo. Os documentos que deverão ser levados são:

  • Documento de identidade
  • Título de eleitor e comprovante de que votou na última eleição
  • Quitação com o serviço militar obrigatório (para homens maiores de 18 anos)
  • Certificado de naturalização (para naturalizados)
  • Comprovante de pagamento da GRU
  • CPF
  • Passaporte anterior (quando houver).

Após finalizar todas as etapas acima o processo para renovar Passaporte Brasileiro estará concluído. O passaporte é um documento oficial necessário para cidadãos que planejam viajar para países fora do Mercosul. O documento é emitido pela Polícia Federal e boa parte do processo pode ser feito pela internet, com apenas alguns cliques.

E você? Já conseguiu Tirar Passaporte Brasileiro ou passou pelo processo de renovação? Conte-nos como foi a sua experiência! Comente abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *